Beleza: o que a quarentena pode fazer por você (sem esforço)

Beleza: o que a quarentena pode fazer por você (sem esforço)

By: Cris Alves

Oi, gente! Como vocês estão?

Esperamos que bem e que, se for possível, em casa! Não se esqueça de como é importante (se o seu trabalho lhe permite) ficar em seu lar para evitar o aumento da contaminação pelo Covid-19. Estamos passando por um período muito decisivo na curva de disseminação do vírus.  

A quarentena tem sido um período bem atípico das nossas vidas. A rotina, em vários aspectos, mudou muito. No que diz respeito à beleza, é verdade que alguns cuidados ficaram limitados, já que, na maior parte das cidades, não dispomos dos salões e outros centros de estética. Tornou-se impossível, por esses dias, cortar os cabelos, aparar ou estilizar a barba na barbearia, fazer a limpeza de pele, depilar e ir à manicure, para citar alguns exemplos. No entanto, a reclusão pode ter os seus benefícios para a beleza. E o melhor de tudo: sem muito esforço. É possível, sim, concluir esse período se sentindo mais bela/o em vários sentidos. Além de ser importante para mantermos o equilíbrio emocional nessa época tão imprevisível pela qual estamos passando, podemos aproveitar de maneira bem estratégica um tempinho de sobra no dia a dia, dedicando-o a momentos de autocuidado e amor próprio. 🙂  

Puppy Chilling GIF by evite - Find & Share on GIPHY

Listamos, abaixo, maneiras simples de cuidar da beleza em casa e com promessas de grandes resultados.

SKINCARE

  • Dar um tempo na maquiagem e deixar os poros “respirarem”. 
  • Usar aquela máscara que está guardada na gaveta do banheiro há um bom tempo.
  • Fazer as receitinhas caseiras que você sempre salva nas pastas das redes sociais, mas nunca testou.
  • Caprichar na rotina de cuidados indicada pela/o dermatologista sem pular nenhum passo.

Eu mesma senti uma melhora do meu melasma por dois fatores: 

1) Estou me lembrando de retocar o filtro solar com mais frequência ao longo do dia; 

2) Em casa, reduzi os momentos de exposição ao sol. 

Um artigo científico publicado na revista Dermatologic Surgery reporta que o uso diário de protetores solares não só previne danos à pele como também reverte a sua aparência depois de adquiridos. Nele, 32 mulheres aplicaram um protetor solar com FPS 30, diariamente, e um hidratante simples sem ingredientes anti-aging. Parâmetros científicos foram tomados do dia 1 à semana 52, constatando que quase metade das mulheres não tiveram novos danos solares, apresentaram melhora da textura e pigmentação mais clara, além de 18-34% delas apresentarem significativa redução de rugas finas. Dr. Steven Wang, diretor de dermatologia cirúrgica do Centro Oncológico Sloan Kettering, New Jersey, e participante da pesquisa, aponta que “ao longo da vida, você sempre será exposto ao sol; mas, ao mesmo tempo, o seu corpo pode entrar em processos regenerativos que reparam os danos causados pela exposição solar”. Então, se você previne a ação dos raios solares, o seu organismo tem mais tempo para reverter os sinais do envelhecimento cutâneo. 

Para dicas mais específicas de skincare, indicamos o perfil Pele de Imperatriz no Instagram. Ela faz resenhas de produtos e de artigos científicos muito interessantes. 

ÁGUA

A rotina em casa favorece o ato de se hidratar mais vezes ao longo do dia. Esse hábito benéfico poderá se manter quando retornarmos ao trabalho. 

De quebra, os resultados serão percebidos no corpo, pois reduz a retenção hídrica, que pode acontecer facilmente durante esses períodos mais sedentários em casa, e mantém o metabolismo em funcionamento. O corpo mais hidratado também reflete positivamente nos cabelos, nas unhas e na pele. 

Para te ajudar nessa tarefa, existem alguns aplicativos que são programados para gerar lembretes e despertadores na hora de tomar água. Além disso, por meio deles, você consegue controlar a quantidade ingerida por dia.

Para baixar um app, é só clicar aqui para iOS e aqui para Android.

CABELOS

  • Já que não temos compromissos de trabalho fora de casa e também eventos sociais, podemos reduzir o uso de ferramentas de calor, como secador, babyliss e chapinha.
  • Com mais tempo para investir em cuidados em casa, que tal montar e seguir um cronograma capilar? Ele é baseado em alternar diferentes tipos de tratamentos divididos por tipo (hidratação, nutrição, reconstrução e umectação).
  • A propósito, o período é muito propício para fazer a umectação (processo de enluvamento dos fios com óleos vegetais puros) durante toda a noite, já que, no dia seguinte, você não tem horário para sair de casa e pode investir um tempinho a mais na lavagem dos cabelos durante o banho.
  • Pensou em mudanças? Experimente deixar os cabelos crescerem para testar uma nova estrutura de corte assim que pudermos voltar aos salões de beleza.
  • Época favorável também para pensar nas transições capilares, já que, muitas vezes, elas são postergadas por motivos de trabalho, por exemplo. Como não precisamos nos expor com frequência nos ambientes profissionais e sociais, a fase pode ser aproveitada por quem deseja assumir os fios grisalhos ou, até mesmo, deixar a química de lado para usar as madeixas cacheadas ou crespas.

Para se inspirar nas transições para os grisalhos, vale conferir o perfil no Instagram do colorista Jack Martin, super especialista no assunto.

Também vale o follow em algumas das influencers que compartilham suas experiencias ao deixar as químicas de lado e assumir as madeixas ao natural, além de compartilharem dicas super valiosas para finalizar os fios:

ALIMENTAÇÃO

Cozinhar a própria comida tem muitas vantagens. A maior delas, na minha opinião, é poder selecionar alimentos de qualidade e ter todo o cuidado no preparo: redução de óleo e sal, por exemplo, já configuram um ganho e tanto para quem está acostumado a fazer as refeições em restaurantes todos os dias. Para muitos, pode simbolizar uma saída e tanto da zona do conforto, mas, estamos em fase de obter vários aprendizados, não é mesmo? Eu mesma estou tomando muito gosto por descobrir receitas novas, por dedicar uma parte do meu dia a essa tarefa e sentir os efeitos positivos no meu bem-estar. Mesmo depois de comer bem (a.k.a. “muito!” rsrs), eu me sinto mais leve. Estou até pensando numa rotina de continuar a cozinhar em casa e levar a marmita do almoço para o trabalho todos os dias. 

Que tal descobrir uma maneira de obter prazer com essa parte?

SONO

A rotina de home office exige disciplina para quem deseja produtividade, ainda que na fase de quarentena. Seguir horários é muito importante – no início e no final das atividades. É fato que muitos de nós estamos dormindo mais e melhor. Talvez, pela falta de compromissos sociais durante a noite e, ainda, por ter um pouco mais de flexibilidade ao acordar de manhã, já que ganhamos o tempo que seria dedicado ao deslocamento. 

O sono é muito importante para restabelecer corpo e mente. Porém, quando estamos no modo “piloto automático” no dia a dia, nem sempre nos atentamos para a carga mínima de repouso de que precisamos para revigorar as funções vitais. Creio que esse hábito de dormir mais também é um outro ganho importante da quarentena que poderemos levar para a vida pós-isolamento.

UNHAS

  • Já que a manutenção na manicure está suspensa até “segunda ordem”, veja o lado positivo. Podemos dar um tempo nos esmaltes e nas camadas de gel/fibra de vidro para deixar as unhas “respirarem” e se fortalecerem durante esse tempo. 
  • Tente observar o crescimento natural das unhas nesse período.
  • Manter as cutículas sempre hidratadas é importante e ajuda a reduzir a sensação de que elas estão enormes.
  • Saúde: investigue a presença de fungos (quando a gente retira o esmalte e logo passa outro, acaba não reparando nisso).

PÉS

Quem utiliza muitos calçados abertos no dia a dia, percebe que a pele dos pés, em especial, os calcanhares vivem ressecados. Nesses dias de home office, estou aproveitando para manter os pés mais hidratados. 

  • Use uma boa manteiga de hidratação e enluve-os com papel filme. Manter os pés calçados com meia após utilizar o hidratante também funciona bastante.
  • Aproveite o momento da série no Netflix ou da leitura de algum livro para fazer seu próprio spa dos pés. A propósito, vamos deixar aqui uma receitinha, que nos foi deixada por uma colega consultora de imagem, Diana Nunes.

Receita de escalda pés revigorante

90g de sal (ou sal marinho)
5g de bicarbonato de sódio
5g de argila verde
5g de folhas de alecrim
5g de folhas de tomilho
3ml de óleo essencial de menta
3ml de óleo essencial de alecrim

SOBRANCELHAS

  • Deixá-las crescer tem as suas vantagens. Finalmente, você poderá fazer aquele ajuste de que estava precisando, mas que não aguentava esperar tempo o suficiente.
  • Hidratá-las. Sim! Tem produtos específicos para hidratar esses pelinhos, deixando-os mais fortes e brilhantes!

ATIVIDADE FÍSICA

  • Não esqueça de se movimentar nesse período. A taxa metabólica basal fica muito baixa nesses dias em que estamos nos deslocando somente entre os cômodos de casa. 
  • É um ótimo momento para experimentar exercícios novos, como dança, yoga, treino funcional e outros que podem ser feitos indoor.
  • Também estão disponíveis diversos apps de exercícios, é só procurar na sua loja de aplicativos móveis.
  • Canais no YouTube também podem ser uma boa ferramenta para se exercitar.

Don’t Start Now – Dua Lipa | FitDance TV (Coreografia Oficial)

BELEZA MASCULINA

  • Homens também se queixam de não conseguirem deixar a barba crescer por causa do trabalho ou dos compromissos sociais. Para aqueles que estão em casa, ótima época para cativar a barba “dos sonhos”. Pesquise na internet formas de cuidar dela. Há alguns produtos específicos (tônicos e higienizantes, por exemplo) que podem dar um “up” no visual.
  • Também pode ser uma boa deixar os cabelos crescerem e experimentar uma nova estrutura de corte assim que as barbearias reabrirem.
  • A transição capilar para fios grisalhos ou livre de químicas também pode ser feita por vocês!

Então, vamos colocar as dicas em prática e curtir os momentos em casa? Eu estou vivendo justamente essa fase de readaptações na rotina de beleza e descobrindo outras novas e muito simples de manter.

Tem outras dicas para compartilhar? Deixa aqui nos comentários e vamos dividir nossas ideias!

(Imagens: Unsplash, GIPHY)

Bjim,

Voltar à página inicial