Home office: não se sinta perdida/o!

Home office: não se sinta perdida/o!

By: Cris Alves

Oi, pessoal, tudo bem?

home office é uma tendência que veio para ficar. A pandemia de Covid-19 trará inúmeras “viradas de chave” para a sociedade como um todo. Sem dúvida, uma delas será a questão do teletrabalho. O período de quarentena está nos mostrando que o trabalho remoto pode – e deve – ser eficiente. Profissões criativas obtêm inúmeros benefícios por meio dessa modalidade de trabalho. O primeiro deles: conseguimos trabalhar de qualquer lugar! Adicionalmente, o tempo diário que seria gasto no deslocamento pode ser convertido em outras atividades (para as quais muitas vezes nos queixamos de não termos tempo…).

Apesar do DreamTeam Cris Alves estar sempre juntinho no nosso Persoona®Place, durante a quarentena nossa equipe se separou e cada uma está cumprindo suas funções de sua própria casa. 

No início, não foi tão fácil. Mas, em pouco tempo, todas conseguimos nos adaptar muito bem. Então, decidimos trazer algumas dicas para que você consiga fazer da sua casa um verdadeiro escritório!

(Ah, apesar do momento propício para esse conteúdo, nossas tips podem ser colocadas em prática sempre que necessário, ok?)

Vamos lá?!

1) AMBIENTE

Tente escolher um ambiente limpo, arejado, silencioso e bem iluminado. Após a escolha, posicione seus materiais de trabalho em uma mesa ou escrivaninha, deixando tudo ao seu alcance. Mantenha gavetas e outros tipos de arquivos sempre bem organizados. Isso ajudará muito para a organização mental, tão necessária em um home office. Monte seu ambiente assim como faria em um escritório tradicional. Evite ficar perto de dispositivos que possam te distrair, como telefone fixo e interfone. Após a escolha do local, declare que aquele será seu ambiente de trabalho todos os dias. Regularidade é palavra de ordem!

Evite fazer do quarto seu escritório. Deixe esse cômodo como última opção! É importante que a mente entenda a mudança de ambientes e, como você já vai estar em casa, ajude seu cérebro a captar tal informação com maior facilidade.

Se tiver um cômodo extra que não está sendo utilizado no momento, se for possível, avalie a possibilidade de transformá-lo em um escritório de verdade.

2) TEMPO

Essa dica tem dois pontos muito importantes. o primeiro é: programe-se e defina uma rotina para seguir todos os dias. Levante-se, faça exercícios, higiene pessoal, cuide da alimentação e se arrume, assim como faz nos dias em que realmente sai de casa.

O segundo ponto é definir um horário de trabalho e segui-lo. É difícil começar a produzir estando em casa e, por mais estranho que possa parecer, também é complicado saber a hora de parar. Determine a carga horária e faça pausas durante a jornada de trabalho. Lembre-se de se movimentar sempre que possível, de se alimentar e de se hidratar. Para não correr o risco de se atrasar no início e na “saída”, ative o alarme do seu relógio ou celular para tocar nos horários desejados.

3) ORGANIZAÇÃO

Esse tópico não se refere somente à organização dos materiais e local de trabalho. Também diz respeito ao planejamento das atividades diárias. Crie um planejamento estratégico mensal, semanal e diário. Faça uma to-do list e deixe-a sempre à vista. Vá eliminando cada função quando cumpri-la para não se perder no meio do trabalho. É importante estabelecer os prazos para cumprir cada uma das tarefas e estar sempre atento a eles. 


4) LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Essa é, provavelmente, a dica mais importante. Em casa, existem vários fatores que podem passar por cima do trabalho e se tornar prioridade. Mas, se você se atentar às regras anteriores, ficará mais fácil focar e não se deixar distrair pelas tarefas do dia a dia. Um detalhe bem importante é conversar com sua família ou pessoas com quem você mora, determinando seu horário de trabalho e fazendo combinados de silêncio e o que mais julgar necessário. Deixe bem claro para as pessoas com quem convive que, durante o expediente, é como se você não estivesse em casa. Além disso, desligue o celular e não navegue nas redes sociais pelo computador.

5) FLEXIBILIDADE

Use e abuse da flexibilidade! Faça testes, pois o organismo de cada um tem respostas diferentes quanto a estímulos de tempo, pausas e horários. Veja o que funciona melhor para você e encaixe na sua rotina. Autonomia só é válida quando bem utilizada. Separe um período de início para entender como e quando seu corpo funciona melhor, se sente mais criativo e produtivo. É nesses momentos que você deve se dedicar ao trabalho. 

6) APLICATIVOS: INSTRUMENTOS DE PRODUTIVIDADE!

Com o aumento das pessoas em regime de home office, surgem novas ferramentas e aplicativos que ajudam a catalisar o ritmo de trabalho. Eis alguns deles que utilizamos por aqui:

  • Asana: aplicativo de gerenciamento de projetos;
  • Hangouts do Google: site e/ou aplicativo para reuniões online;
  • Pomodoro: aplicativo de otimização do tempo e produtividade;
  • Google Suite: função de sincronização de contas do Google que permite acesso e alteração simultânea por colaboradores através do Drive, Google Docs, Planilhas e Apresentações do Google, etc;
  • Beba Água: aplicativo com despertadores de tempos em tempos para lembretes de beber água.

Assim, fica mais fácil ser produtivo trabalhando de casa mesmo, né?

Você tem alguma outra dica para que esses momentos de home oficce possam ser mais prazerosos? Compartilhe aqui nos comentários! Vamos adorar saber!

(Imagens: GIPHY, Unsplash)

Um beijo,

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