Marcas de moda sustentáveis e nacionais

Marcas de moda sustentáveis e nacionais

By: Cris Alves

Olá, pessoal!

Como vocês estão? Esperamos que bem!

Vocês provavelmente têm percebido que o tema “sustentabilidade” é pauta recorrente na atualidade. Deixando de ser tabu, o tema ganha cada dia mais espaço e visibilidade. Tudo isso decorre das mudanças no comportamento humano, que está mais preocupado em ter uma melhor qualidade de vida e cuidar de sua casa: o planeta terra. Assim, as pessoas iniciaram uma busca por  fazer escolhas pensando nos impactos ambientais e sociais, tanto no consumo quanto no lifestyle.

É provável que as famosas redes de fast-fashion comecem a ceder espaço às marcas que atuam no mercado com mais transparência, aplicam conceitos de sustentabilidade e incentivam o consumo consciente.  

Preocupadas em estar alinhadas a esses temas, que também são importantes para nós, criamos em nosso catálogo de marcas aqui da empresa, uma nova categoria: marcas sustentáveis e/ou com propósito. 

O mais interessante é que encontramos várias marcas nacionais que seguem tal linha. E isso, para quem procura uma mudança geral no seu comportamento e valoriza a mão de obra e materiais locais, tem ainda mais valor!

Essas marcas tem apresentado uma moda contemporânea com coleções que trazem reflexões sobre assuntos importantes na atualidade. Assim, muitas têm saído à frente de grandes grifes tradicionais no mundo da moda.

Vamos falar sobre algumas delas para vocês ficarem atentx a cada nova coleção e acompanharem seus trabalhos nas redes sociais. 

AHLMA

A proposta da marca é diferente de tudo que já vimos antes! Então, decidimos trazer o vídeo institucional direto do canal deles no YouTube. Dá um play para você entender um pouco da essência dessa proposta tão inovadora e ousada!

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Alcaçuz 

Com mão de obra 100% nacional, a marca slow fashion não segue trends efêmeras. Desenvolve peças atemporais, limitadas e confeccionadas em materiais de primeira qualidade e alta durabilidade, além de modelagens impecáveis.

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Aluf

Com estreia no Projeto Estufa da edição 46 do SPFW, a marca lançada em 2017 foi desenvolvida por Ana Luisa Fernandes no seu trabalho de conclusão do curso de design de moda. Os pilares da label são a arteterapia e a sustentabilidade. Esses, são traduzidos em volumosas peças tingidas naturalmente, confeccionadas com fibras orgânicas brasileiras e diversas texturas.

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Catarina Mina  

Com 12 anos de trajetória, é a primeira empresa de custos abertos do Brasil (apresenta os gastos de todos seus produtos no seu e-commerce). A marca cearense busca se sustentar por uma moda diferente, que foca em quem produz e pensa coletiva e colaborativamente. Seu objetivo é gerar questionamentos sobre o universo da moda. Seus itens são artesanais, feitos no Brasil, e, com design atemporal, são verdadeiras obras de arte elaboradas em crochê.

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ESTUDIONHNH

Autoral, vegana e mineira é uma marca que tem como principal objetivo disponibilizar alternativas para um consumo consciente e sustentável, sem que se perca o estilo e a exclusividade. Prezando sempre a criatividade e responsabilidade, o resultado são produtos autorais com design singular e muita ousadia.

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Min  

Moda atemporal e inspirada no natural. A marca carioca do designer Paulo Luz é sustentável, minimalista e de bem com a natureza. Neste ano comemoram 99% da produção baseada em fibras naturais, orgânicas ou recicladas. Ser essencial é o conceito da label, que busca a reconexão das pessoas com a naturalidade, a leveza e a calma. O resultado são peças simples e verdadeiras, com muito significado por trás de cada um dos itens elaborados.

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Mudha

Slow fashion, produção local, impacto social positivo, sustentável, produção justa e produtos veganos. Esses são os pilares norteadores de conduta da marca gaúcha. Eles estão presentes em todas as etapas do processo de produção e também em todos os pontos de contato com os consumidores. As peças repletas de informações de moda e cortes exclusivos mostram como o design pode (e deve!) andar junto com a responsabilidade social, ambiental e, além de tudo, ser consumido de forma consciente.

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Nuu Shoes

A marca mineira de calçados artesanais, que foi lançada em 2015, nasceu da vontade das sócias designers Marcela Torres e Marina Lerbach de terem liberdade de criação e experimentação. Seguindo a proposta do slow fashion, a Nuu desenvolve seus produtos atemporais e de alta qualidade de forma manual, com mão de obra local e em pequena escala.

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UN/DO

A marca ressignifica diversos materiais super inusitados como alternativa de substituir o uso de materiais de origem animal. Veganos e reciclados, os materiais ainda têm um baixo impacto ambiental. Para cada par de tênis, por exemplo, seis garrafas pets são transformadas em filamentos de fios, fibras e, posteriormente, em tecido. Após o processo, são tingidos digitalmente, processo que não gera resíduos ou desperdício de água. Confortáveis e conscientes, os produtos são confeccionados também em lonas recicladas e couro de abacaxi e pneus.

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As novas marcas e designer brasileiros têm propostas muito interessantes, não é mesmo? Esses são só alguns exemplos, sabemos que temos uma lista enorme de marcas com propósito e vamos compartilhando aos poucos com vocês!

Você conhece alguma marca com a mesma pegada? Fala pra gente aqui nos comentários!

Um beijo,

Joanna Lemos

(Imagens: Reprodução/Marcas, Unsplash)

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