Três dicas para ajudar na escolha dos óculos ideais

Três dicas para ajudar na escolha dos óculos ideais

By: Cris Alves

Olá!

Você já deve ter ouvido falar que para escolher a armação dos óculos, sejam eles escuros ou de grau, deve-se considerar o formato do rosto, certo? Errado! Ledo engano de quem pensa que é isso que vai fazer a diferença na hora de encontrar os óculos ideais. Fatores como proporções faciais e desejos de imagem, por exemplo, são mais decisivos na hora da compra!

Esse é o tipo de questão que sempre deixa você na dúvida diante de uma vitrine?

Então, trouxe alguns pontos de atenção que vão te ajudar a escolher o modelo mais assertivo, seja para você ou para o cliente!

  1. Traços faciais

Reflita sobre dois pontos importantes: De qual traço do seu rosto você. mais gosta? Há algum ponto de incômodo, por outro lado?

A lógica é simples, caro leitor: retirar o olhar do ponto crítico colocando o “holofote” sobre aquela área que você curte. Caso você se sinta à vontade com o seu rosto como um todo, basta chamar a atenção para o ponto desejado. E, tanto em um caso como em outro, os óculos serão grandes aliados. Vou citar alguns casos reais de clientes para elucidar melhor esse ponto.

óculos podem chamar a atenção para algum terço do seu rosto

Algumas armações de óculos irão indicar a parte mediana do rosto.

Se você pensa que a sua testa é muito alta ou que o queixo é bem pronunciado, por exemplo, e gostaria de amenizar esses atributos, escolha armações que irão destacar a parte mediana do seu rosto. Elas podem ser grandes, grossas e/ou coloridas. É possível, ainda, investir em alguns detalhes como estampas, lentes espelhadas e formas geométricas. Esse recurso vale para armações solares e de receituário. A associação de dois ou mais elementos de estilo dos óculos vai depender do grau de ousadia que você deseja. Se você faz o tipo mais discreto, invista somente em um ou dois deles (ex.: armação colorida e estreita na espessura; ou armação grossa na espessura e neutra na cor). Contudo, se você é da turma que faz dos óculos a sua grande assinatura de estilo, pode investir em tudo-ao-mesmo-tempo-e-agora (armações grandes, grossas, coloridas e geométricas, por exemplo).

óculos para nariz ponto de incômodo

As armações podem se tornar sua assinatura de estilo.

Por outro lado, se a sua questão está nos olhos ou no nariz (ex.: olheiras profundas, noites maldormidas, nariz largo ou proeminente, etc.), quanto mais discreta for a armação, menos você perceberá esse incômodo seu. As outras pessoas ao seu redor também! Nesses casos, armações transparentes ou até mesmo aquelas com aro invisível serão bem-vindas.

  1. Desejo de imagem x forma

Qual imagem você quer transmitir? Os atributos que você quer comunicar devem ser priorizados na hora de escolher as armações dos óculos.

Quer expressar dinamismo, arrojo e contemporaneidade? Aposte em armações com linhas inclinadas e formatos geométricos (heptagonais, octogonais e pentagonais, por exemplo).

óculos arrojo

Armações de óculos com linhas inclinadas e formatos geométricos comunicam dinamismo, arrojo e contemporaneidade.

Já as armações de linhas curvas vão comunicar proximidade e suavidade.

óculos aros finos

Armações de óculos de linhas curvas comunicam proximidade e suavidade.

 

No entanto, se você sofre com o ruído de imagem de parecer mais jovem do que realmente é, as armações arredondadas vão enfatizá-lo. Nesse caso, dê preferência às armações de linhas retas e grossas, que comunicam força, credibilidade e poder.

como escolher os seus óculos

Linhas retas e grossas comunicam força, credibilidade e poder.

 

Linhas retas finas, por outro lado, vão comunicar precisão, controle e delicadeza. E elas também tendem a se harmonizar mais com traços faciais e rostos também estreitos.

 

  1. Contraste pessoal x cor da armação

O contraste pessoal é o grau de diferença existente entre as tonalidades de cabelos, pele e olhos. Quanto maior a diferença entre as nuances, maior será o contraste pessoal.

Caso você considere importante harmonizar a cor da armação com o seu tom de pele, eis uma equação interessante a ser observada:

  • Contraste pessoal baixo (pele, olhos e cabelos em tons bem próximos, sejam claros ou escuros): a harmonia está em cores de armações neutras e opacas. Evite as nuances muito intensas. Se o contraste é claro, cores claras serão bem-vindas. Se o contraste é escuro, armações também escuras ficarão perfeitas no conjunto do visual.

contraste -baixo-escolher-os-óculos-ideais

  • Contraste pessoal médio (cabelos e olhos um pouco mais escuros que a pele): evitar armações em cores muito vivas, a não ser que seja a intenção dar mais destaque ao acessório do que ao próprio rosto.

dicas para escolher os óculos ideais

  • Contraste pessoal alto (cabelos e olhos bem mais escuros do que a pele): eis o único tipo de contraste em que as armações pretas ficam harmônicas. Não que os outros tipos de contraste pessoal não possam usar essa nuance. Mas, nesses casos, o destaque será dado ao acessório e não aos traços faciais de quem os usas. Pessoas de contraste pessoal alto também “carregam” cores vivas e intensas, além do branco puro.

óculos ideais para quem tem contraste pessoal alto

Caso você já tenha feito uma análise de coloração pessoal, será possível escolher a cor ideal com maior precisão por meio da sua cartela de cores.

 

Vários outros fatores devem ser considerados no momento da escolha dos óculos, principalmente a personalidade de cada um. Além disso, a escala óssea e marcos anatômicos como ponte nasal, têmporas, sobrancelhas e maçãs do rosto são determinantes. Muita gente ainda não sabe, mas até a silhueta pode ser balanceada por meio das armações de óculos. Sim, isso mesmo! A depender da forma e da angulação das linhas, é possível aumentar ou diminuir a percepção visual de ombros, tronco, quadril e bumbum, para citar alguns exemplos.

E você, quais critérios costuma usar para escolher seus óculos?

Um abraço,

Voltar à página inicial