Sempre que abordo o tema “cabelos”, que é um queridinho do público, as franjas são lembradas nas perguntas e curiosidades! E uma das crenças mais comuns, citadas com frequência, é a de que franjas rejuvenescem.
As franjas são tidas como elemento de suavidade e feminilidade, e muitas pessoas acreditam que possam trazer mais leveza e jovialidade!
Afinal: essa crença procede?
A resposta é comum à quase todas as questões envolvidas na consultoria de imagem: depende!
Mas, primeiro, vamos entender a quais atributos estamos nos referindo quando falamos em rejuvenescimento!
Rejuvenescimento é sobre jovialidade!
Pois bem! É muito importante entender o que significa trazer um ar mais jovial para a imagem pessoal. Buscar este atributo não significa que a pessoa quer parecer mais nova, com uma idade cronológica menor.
Quem deseja o rejuvenescimento está buscando o ar de vitalidade, de energia, porque isso sim, está ligado à jovialidade. Normalmente, este desejo de imagem está relacionado à eliminação dos sinais de cansaço, para comunicar mais vigor, saúde e disposição!
A franja pode trazer jovialidade para pessoas com sinais da idade?
Conforme mencionado anteriormente, a resposta para essa pergunta é: depende!
A estrutura de corte escolhido para a franja pode suavizar ou realçar alguns sinais da idade, como os famosos pés de galinha, as pálpebras caídas, as olheiras, que colaboram muito para o ar de cansaço…
O fator determinante, nestes casos, será a altura do corte. Se a linha da franja está na altura dos olhos, ela vai levar o olhar das pessoas para essa região! Então, se você percebe que os seus sinais da idade ou ponto de incômodo estão concentrados nessa área ao redor dos olhos, muito cuidado com onde a franja acaba.
Nestes casos, o ideal é cortar a franja acima ou abaixo do ponto crítico, da área de incômodo.
Então, como escolher a franja ideal para mim?
Há uma infinidade de cortes de franja e, se for o seu desejo encontrar a ideal para você, existem alguns critérios a serem observados.
Quero começar derrubando dois mitos que as pessoas insistem em replicar: franja não tem relação alguma com formato de rosto ou com idade. Não há um corte ideal para determinado tipo de rosto e nem limite de idade para ter franjas, elas não são infantis, como algumas pessoas costumam acreditar.
As franjas ajudam a criar uma moldura no rosto e, a depender das suas linhas e comprimento, são capazes de reforçar ou suavizar traços faciais e trabalhar as proporções do rosto no sentido horizontal e vertical.
Assim, vale um exercício de observação: quais traços faciais eu gosto mais? Há algum ponto de incômodo no meu rosto? Para onde eu quero levar ou retirar o olhar do interlocutor? Percebo que meu rosto é mais longo, ou largo?
A partir dessas ponderações, fica mais fácil acertar na escolha das franjas, que podem ser aliadas na hora da adequação da imagem pessoal!
Você usa franjas? Tem mais alguma dúvida sobre o tema?