A confusão entre estilo e identidade visual é muito comum! Aliás, muita gente não tem clareza dos conceitos, logo, não sabe muito bem como diferenciá-los. É o seu caso?
Se for, tudo bem! O objetivo aqui é, justamente, conceituar cada uma das palavras e explicar a distinção entre elas.
Vamos falar de estilo?
Como já conversamos, o estilo tem foco nas mensagens comunicadas, e é expresso por meio das vestimentas, calçados, acessórios, decoração, estrutura de corte de cabelos, enfim, toda e qualquer escolha estética que fazemos. Nossa aparência é apenas um desses pilares. Nossa casa, por exemplo, é uma extensão do nosso estilo.
No entanto, o estilo pode vir de fora. Muita gente passa a usar roupas da moda e aderir às últimas tendências sem que elas sejam algo que, geralmente, essa pessoa usaria no seu dia a dia.
Quando falamos em sete estilos universais — Esportivo, Tradicional, Elegante, Romântico, Sensual, Criativo e Dramático —, por exemplo. Sabemos que eles se combinam, e, supostamente, cada pessoa comunica sua imagem pessoal por meio da mistura de dois ou três desses estilos.
Ainda assim, a população mundial supera os sete bilhões de pessoas. As opções seriam meio limitadas, não é? Como seria possível cada indivíduo construir um estilo único e genuíno, com possibilidades tão limitadas?
É por isso que, em primeiro lugar, temos que conhecer a nossa identidade visual, que deve vir antes do estilo!
Mas, o que é identidade visual?
Identidade visual é a representação imagética e arquetípica dos seus perfis comportamentais traduzida em forma de elementos de design. Assim, pensamos primeiro no que está na nossa zona de conforto, as características que queremos ressaltar, os ruídos de imagem que queremos suavizar, para transformá-los em elementos do vestuário, acessórios, estilo de vida… Até mesmo as linhas e formas do nosso rosto fazem parte dessa identidade visual, e são selecionados de acordo com o perfil comportamental!
Identidade visual vem de dentro, e exige autoconhecimento!
Saber quais são os seus perfis comportamentais é determinante para descobrir quais elementos de design têm mais a ver com você! Alguns vão preferir linhas retas, outros, formas mais curvas… Até as cores das quais mais gostamos estão relacionadas aos nossos perfis comportamentais!
Ok, mas, são apenas quatro perfis comportamentais. Mesmo sabendo que todo mundo conta com mais de um deles, também não há uma certa limitação? Como as pessoas podem ter um estilo único?
Como já conversamos neste outro post, todo mundo tem mais de um perfil comportamental, mas, em diferentes percentuais. Mesmo que duas pessoas tenham os mesmos perfis primários, secundários e terciários, eles incidirão em graus diferentes em cada indivíduo, tornando-o singular!
Além disso, somos moldados e impactados por nossas experiências de vida, a nossa criação e, claro, pelo livre arbítrio.
Concluindo, não existe estilo único, personalizado, sem identidade visual! E, muitas pessoas se sentem perdidas na hora de definir o próprio estilo exatamente pela falta de autoconhecimento!
Para construirmos um estilo sustentável, possível de ser mantido no longo prazo, os elementos visuais devem ser genuínos sobre os nossos perfis comportamentais!
Você ainda está perdido em relação ao seu estilo ou já sabe quais são os seus perfis comportamentais? Compartilhe com a gente, nos comentários!
Até breve!