Estilo tem a ver com perfis comportamentais, personalidade e comportamento? Tem, sim!
Como já explicado em outras oportunidades, as escolhas que fazemos não são guiadas apenas pela estética. Aliás, o entendimento do que é belo e agradável aos nossos olhos parte, primeiramente, de uma questão genética e neuronal.
Existe uma relação entre aspectos do nosso comportamento e da nossa personalidade com os arquétipos visuais com os quais nos afeiçoamos. Por isso, não é mera coincidência a repetição de linhas, formas, cores, texturas e volumes no que temos e fazemos: decoração da casa, acessórios, roupas, destinos de viagem, carros, etc. Comece a observar esses padrões!
Pensando nisso, começamos hoje uma série sobre o repertório de estilo dos perfis comportamentais!
Repertório de estilo dos estáveis
O estável vive uma busca constante pela segurança, e acaba assumindo uma postura mais conservadora também nas roupas. Além disso, o conforto para essas pessoas é o primeiro item a ser observado. Eles vão preferir peças que permitam uma certa liberdade de movimentos. Portanto, eles também caminham para a casualidade e a simplicidade.
Discretos, eles são low-profile, básicos e minimalistas. Não gostam de chamar a atenção. Pessoas desse perfil comportamental não são muito atentas aos detalhes, o que também irá refletir nas escolhas que fazem.
Quem tem o estável como perfil comportamental predominante costuma ser desapegado de coisas materiais, ter um lado “zen” e uma forte ligação com a natureza. E, claro, essas características estão refletidas também no estilo, por meio de referências orgânicas e sustentáveis.
Vamos entender melhor o repertório de estilo deste perfil comportamental?
- Vão optar por tecidos orgânicos e as naturais, como o algodão, a sarja, a seda e o linho.
- Preferem cores neutras, opacas, escuras e terrosas.
- A opção será por estampas bem discretas ou roupas lisas.
- Sempre que possível, vão escolher sapatos confortáveis: rasteiras, botas, tênis e mule. Se for usar salto, a estável vai optar por uma plataforma ou salto grosso.
- Gostam de texturas macias, que “abraçam”, e modelagens soltas e leves;
- Valorizam peças handmade, vintage e de memória afetiva.
Repertório de estilo dos analíticos
Clássicos e refinados, eles são muito atentos aos detalhes. Nada passa despercebido pelos analíticos! Devido ao seu perfeccionismo, eles têm um senso estético apuradíssimo. Além disso, preferem a qualidade à quantidade porque entendem que as compras são verdadeiros investimentos. São extremamente exigentes e cautelosos, o que transparece, também, no cuidado com o visual: impecáveis, da cabeça aos pés!
Em sua identidade visual, têm tendência a buscar elementos que transmitam refinamento, suavidade e frescor.
Com estilo clássico e atemporal, uma pessoa que tenha o analítico como perfil comportamental predominante nunca se apresentará nem de mais, nem de menos.
Vamos falar mais do estilo dos analíticos?
- Preferência por tecidos nobres e de bom caimento, como a renda, o tweed, o algodão egípcio e a lã fria.
- As cores mais populares na paleta dos analíticos são as neutras, que sejam claras, frias e acinzentadas. A composição de cores nos looks costuma ter contraste baixo ou médio.
- As linhas retas e finas são as preferidas dos analíticos. Assim, estampas como a risca de giz, príncipe de Gales e os quadriculados agradam às pessoas desse perfil comportamental. As linhas curvas também fazem parte da preferência, o que explica o fato do poá também estar nessa lista.
- Os sapatos de ponta arredondada estão no repertório visual dos analíticos, assim como as sapatilhas clássicas e tênis mais delicados. As mulheres costumam optar por sapatos de salto e bico fino. Os homens vão preferir calçados clássicos e refinados, sem ousadia.
- Gostam de texturas lisas e roupas sem muito volume. Também preferem modelagens que acompanham a forma do corpo, mas, sem marcar.
- Ao escolher a bolsa, a tendência é que elas optem por aquelas curvas ou estruturadas. O tamanho preferido costuma ser o proporcional à escala óssea corporal.
- Cuidadosos e vaidosos, alguns homens fazem a linha metrossexual.
Você se identificou com algum desses estilos? No próximo post, vamos falar do repertório visual dos perfis comportamentais expansivo e dominante.
Até lá!