A dúvida sobre a possibilidade de ter mais de um perfil comportamental aparece logo que entendemos o que são os perfis comportamentais e quais são eles! Afinal, a maior parte das pessoas se identifica com características de mais de um deles. Foi o seu caso?
Todos nós temos um perfil comportamental predominante na nossa estrutura, que é exatamente o perfil comportamental primário, pelo qual as pessoas que estão à nossa volta nos reconhecem. São aquelas características que falam mais alto sobre nós, principalmente em áreas da vida que regem alguns comportamentos. Fez sentido?
Tem gente que é regida pelo intelecto, outras pessoas são regidas pela sua comunicação e há, ainda, pessoas que são regidas pelas suas emoções! Então, se essa é uma característica que prevalece, que rege a nossa vida, é claro que é o que vai falar mais alto para os nossos interlocutores também.
Quantos perfis comportamentais eu posso ter?
É possível, sim, ter mais de um perfil comportamental. Mais do que isso, é possível ter os quatro tipos!
O perfil comportamental que, de fato, aparece com um percentual maior do que os outros, é o primário. É comum termos mais um ou dois, o secundário e o terciário, que, geralmente, aparecem em um percentual menor.
No entanto, são poucas as pessoas que têm os quatro perfis comportamentais, e em proporções equilibradas.
A dinâmica dos perfis comportamentais
Cada um desses perfis tem as suas forças e as suas fraquezas, que são aqueles nossos pontos de melhoria. As forças de um perfil comportamental vão equilibrar as fraquezas dos outros, e é por isso que eu disse que é saudável ter mais de um!
Ah, há um outro motivo também: se cada um de nós tivéssemos apenas um dos perfis comportamentais — se eu fosse só dominante, se você fosse só expansiva e se uma terceira pessoa fosse só estável, por exemplo — nós não daríamos conta de conviver uns com os outros!
Acontece que nós nos conectamos com forças e fraquezas do perfil primário, do secundário e do terciário, e esse auto equilíbrio é importante para que a gente se mova diante dos desafios da vida.
Mas, como vou saber do que gosto com base nos perfis comportamentais, se tenho mais de um?
Na hora de caracterizar aquilo de que a gente gosta, tanto no nosso repertório visual, quanto em nossa casa e até as viagens que escolhemos fazer, percebemos que é possível a gente se reconhecer na maior parte dos elementos do repertório de estilo do perfil comportamental primário, e a trazermos um ou outro elemento no secundário e do terciário para, justamente, causar esse equilíbrio e esse reconhecimento.
Então, pessoas com os mesmos perfis comportamentais são iguais?
Não! Quando analisamos os percentuais dos perfis comportamentais que compõem a nossa estrutura, vemos a singularidade do ser humano!
Há várias pessoas que são dominantes primários, depois, analíticos e, em terceiro, expansivos, exatamente nessa sequência. No entanto, o percentual de cada um dos perfis comportamentais entre elas varia muito, porque, pode ser que, de fato, o dominante é aquele que predomina para todas. Mas, o secundário, que é o analítico, está ali, quase junto, e o terciário que é o expansivo vem um pouquinho abaixo. Ou, pode acontecer de os três perfis estarem presentes em um percentual equilibrado, ou o dominante está muito acima dos outros dois…
Esse balanço, essa mistura, é única de cada indivíduo e é, inclusive, uma questão determinada por fatores genéticos, pelo nosso próprio DNA!
Conseguiu identificar os seus perfis comportamentais?
Ah! Caso preferia assistir a este conteúdo, ele está disponível em nosso canal do YouTube:
Inscreva-se no canal e não perca nenhuma novidade e atualização!
Ainda tem alguma dúvida sobre este tópico, tão queridinho no meu método de trabalho? Estou à disposição para responder!
Até breve!