Muito prazer, eu sou Cris Alves!

Oieeee!

Aos que chegaram há pouco: muito prazer! Sou Cris Alves, mineira nascida em Santa Bárbara, cidade histórica do interior do estado de Minas Gerais. Vim para Belo Horizonte aos 18 anos para cursar a universidade. Em 2007, graduei-me em Fisioterapia, muito movida pelos desejos de incentivar o crescimento pessoal e colaborar para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Depois de um tempo de formada, tornei-me servidora concursada na Assembleia de Minas, no cargo de analista em saúde pública. Logo que comecei essa carreira, casei-me. Em meio a um processo intenso de mudanças pessoais e profissionais, procurei a consultoria de imagem para me “encontrar” dentro de uma identidade visual que refletisse o meu momento e todas as evoluções que eu vivenciei até ali.

Esse foi o meu primeiro encontro com a profissão. Eu só ainda não sabia que esse encontro acabaria me levando a outros. Eu já havia concluído a minha consultoria enquanto cliente e procurava por uma atividade paralela ao meu trabalho no serviço público. Cheguei à conclusão de que a consultoria de imagem poderia se tornar outro meio de exercer o meu encanto pelo cuidado com as pessoas, o mesmo que me levou à área da saúde anteriormente. E esse foi o meu segundo encontro com a consultoria de imagem: tornei-me uma profissional da área! 🙂

Atendendo os primeiros clientes, já me sentia inconformada com o fato de os cursos de formação (e o mercado de consultoria de imagem, de uma maneira geral), só lidarem com a aparência ligada à vestimenta. No meu inconsciente e na maneira como eu enxergo as pessoas, faltavam respostas para as questões tão importantes e sensíveis ligadas ao rosto (inclusive as minhas!). Descobri, então, uma verdade que está, literalmente, estampada “na cara”: se o rosto é o ponto de contato visual e afetivo com outras pessoas, a parte do corpo que está despida o tempo todo, é preciso dar a ele a devida importância dentro do processo de consultoria de imagem e estilo pessoal. Quando essa “ficha caiu”, eu tive o meu terceiro e mais importante encontro com a consultoria de imagem: quando eu descobri que o rosto é o elemento central de toda a imagem pessoal.

Naquela época, o visagismo era um dos poucos cursos existentes no mercado ligados ao rosto. Então, comecei meus estudos sobre a face no visagismo. Continuei inconformada. Novamente, eu estava lidando só com um segmento do corpo (dessa vez, a cabeça), sem conectá-lo com as outras partes do cliente. De um lado, a consultoria de imagem, lidando com o cliente do pescoço para baixo. Do outro, o visagismo, cuidando de certos aspectos do cliente do pescoço para cima. Meu feeling me dizia que eu precisava de um método de trabalho que pudesse entender as pessoas como um todo, comunicando as mesmas mensagens do fio de cabelo ao dedão do pé. Para isso, eu deveria ter ferramentas de análise do cliente que fossem consonantes entre si.

Assim, percebendo a necessidade de me aperfeiçoar muito mais, adentrei para o caminho da análise facial, resgatando — para minha surpresa e felicidade — minha bagagem em fisiologia e anatomia, adquirida nos tempos da faculdade.

Evoluindo mais e deixando o visagismo como uma parte bem pequena do método (ligada apenas aos formatos de rosto), a neurociência e a psicologia facial ganharam contornos para muito além do que eu já havia visto no campo da consultoria de imagem, permitindo-me fazer associações entre áreas do conhecimento não realizadas até então.

Para mim, o rosto é a parte principal do processo de consultoria de imagem e ponto de partida para a definição da identidade visual de cada cliente, incluindo o styling. Com essa certeza, desenvolvi meu próprio método ao conectar consultoria de imagem e análise facial, o Persoona®. Assim, me tornei a primeira consultora de imagem a sistematizar um método de trabalho guiado pelo rosto. O Persoona® engloba uma série de técnicas, entre elas, a inovadora Facetelling®, que criei para analisar os traços e as proporções faciais do cliente em dez dimensões diferentes. Assim, a simples geometria é extrapolada para considerar a narrativa que cada um deseja contar com o seu próprio rosto.

Nesses dois métodos que eu criei não há “invenção da roda”, até mesmo porque os criadores dessas ciências usadas como base científica deles são Jung, Da Vinci, Corman, Sigaud, entre outros. O que coube a mim foi juntar as peças entre elas para dar um novo sistema de trabalho à profissão, que fizesse sentido para mim e para outros colegas tão inconformados — no melhor sentido da palavra — quanto eu.

Como pioneira, hoje, sou considerada referência global na área e mudei a perspectiva sobre consultoria de imagem com Persoona® e Facetelling®. Comprometida com o aperfeiçoamento profissional de consultores de imagem e profissionais de beleza e moda em todo o mundo, ministro cursos e treinamentos baseados nesses dois métodos de trabalho. Atualmente, sou membro da AICI – Association of Image Consultants International (EUA), principal entidade de consultores de imagem do mundo, na sua filial em Nova York, em que também exerço o cargo de vice-presidente de marketing (2020-2022). Já palestrei e ministrei cursos para colegas de todo o mundo em eventos realizados na Cidade do México (2017), Chicago (2019), Lisboa (2019), Singapura (2020) e América Latina (2020).

Essa é uma parte da minha história. Espero, em breve, conhecer a sua! 😉

 

 

 

 

Com o meu abraço,

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.