Como cuidar da saúde mental

Como cuidar da saúde mental

By: Cris Alves

É provável que, no futuro, os seres humanos nos olhem e questionem: “como essas pessoas davam tanta atenção aos seus corpos, mas não cuidavam do mais importante, sua mente?”. 

Por aqui, queremos fugir de tal estatística. Mas, para sermos pessoas mentalmente equilibradas, devemos dedicar tempo de qualidade para cuidar das questões das nossas mentes. O autoconhecimento é o ponto de partida para começarmos a ter um maior entendimento e controle mental. 

Algumas ferramentas são consideradas essenciais para o cuidado e o controle da atividade mental.

Meditação

No ocidente (e até mesmo no oriente), tem ocorrido um movimento de desmistificação das técnicas meditativas. São diversas vertentes, tempo e formas de meditar. E você não precisa ser nenhum especialista para conseguir. De fato, por não estarmos habituados, pode ser um pouco difícil no início. Mas, assim como tudo na vida, com dedicação e treino, chegamos lá! Os benefícios da prática são inúmeros. Por exemplo: diminuição da ansiedade, sensação de tranquilidade e maior clareza mental, entre muitos outros que podem ser observados a curto e médio prazo. No longo prazo, os resultados para o bem-estar são ainda mais significativos. 

Se você é iniciante e não sabe por onde começar a meditar, a boa notícia é que estão disponíveis aulas e cursos online, canais no YouTube e aplicativos que auxiliam na prática. 

Nossas sugestões de apps:

 

Exercícios físicos

Sem dúvidas, os exercícios físicos são ferramentas que trazem inúmeros benefícios aos seres humanos, em diversos âmbitos, incluindo a mente. No cuidado da saúde mental, podemos experimentar uma certa liberdade (vocês irão constatar isso em todo esse post). A razão é que, na questão autoconhecimento e cuidados da mente, você é quem dita as regras. Você é quem sabe o que te faz sentir melhor e menos preocupado (tanto com o passado quanto com o futuro). Nas atividades físicas, não poderia ser diferente. Escolha aquelas de que você goste, que realmente te deem prazer e te distraiam. O importante é praticar, colocar seu corpo para se mexer. O tempo também é livre mas, obviamente, quanto mais puder se dedicar à prática de exercícios físicos, melhor.  

 

 

Escrita 

A principal ideia ao cuidar da saúde mental é a tentativa de criar mais espaço dentro da nossa mente, esvaziá-la. Com, literalmente, mais espaço, conseguimos ser pessoas mais saudáveis e organizadas. Podemos comparar o funcionamento da nossa mente ao de um computador, por exemplo. Quando o espaço de armazenamento diminui, a máquina pode apresentar falhas e, para solucionar tais questões, é necessário desocupar a memória do dispositivo enviando arquivos inúteis para o lixo, não é mesmo? Assim também é a nossa mente. Porém, como não temos um sistema de lixeira interno, precisamos utilizar ferramentas externas que nos auxilie a colocar tudo “para fora”. E escrever é uma ótima opção para atingir esse objetivo. Não é necessário que você escreva um texto elaborado ou busque as palavras certas. A ideia da escrita intuitiva é justamente escrever o que vier a mente, seus sentimentos, seus pensamentos, e isso pode ser feito de forma solta. Ah! A ideia de ter um diário quando éramos criança, não era assim tão sem sentido! Tente voltar à rotina de escrever sobre seu dia a dia e você verá como essa prática lhe trará benefícios incríveis. Você pode criar tal hábito de várias formas. Pode fazer um planner, um bullet journal, ou ainda, optar por formas mais clássicas, como compor poesias ou escrever cartas e histórias. Também é possível escrever to-do-lists ou mesmo frases e pensamentos soltos. Sempre que puder, opte por escrever de forma manual com lápis grafite em papel, é uma opção melhor do que a escrita virtual. 

Se você anda sem ideias ou inspiração, compartilho com vocês a minha lista de coisas que gosto de escrever. Responder a perguntas internas pode ser um excelente “pontapé” para o cérebro. Veja:

– Pelo que eu sou grata/o hoje?

– Coisas que me inspiraram hoje

– O que está na minha mente nesse momento?

– Metas de curto e longo prazo (se você já as tem por escrito, faça follow-ups esporádicos)

– Lista de pessoas, lugares e coisas que quero conhecer

– Quais foram as conquistas do dia/semana/mês?

– Como meu dia ideal deve ser?

– Reflexões sobre o dia/semana/mês

– Lista de momentos favoritos no final de cada mês

Artes

Também com a mesma proposta de “colocar tudo para fora”, praticar alguma atividade artística é uma ótima ferramenta. Além disso, aguça a criatividade, que é constantemente trabalhada enquanto “pintamos o 7”. Algumas das opções são as diversas vertentes da pintura ou mesmo do colorir e desenhar, que são mais comuns em nossa sociedade. Opções incomuns, mas possíveis, incluem esculpir em argila e até aprender a tocar algum instrumento musical. Quet tal se desafiar a cantar? Assim como a escrita, tudo pode ser feito de forma despretensiosa, não havendo “certo” ou “errado”. O objetivo é justamente encontrar formas de se acessar as suas emoções mais profundas e ressignificá-las. A dança, a coreografia e o teatro também são maneiras de se expressar por meio de performances artísticas.  

Detox das redes sociais

As redes sociais se tornam cada dia mais indispensáveis na vida das pessoas e são ótimas ferramentas de trabalho, de contato interpessoal e de compartilhamento de ideias. Porém, a disponibilização de conteúdos tem se apresentado cada vez mais em um ritmo desenfreado. Com isso, a necessidade de gerar ou consumir conteúdo de forma virtual, está se tornando, muitas vezes, um vício. Fazer uma espécie de detox é a saída mais fácil para que essas ferramentas tão úteis para a sociedade contemporânea não assumam a função contrária, prejudicando sua saúde mental. Você pode começar por controlar o tempo que fica online, seguido de um pente fino nas contas que segue. A partir do conteúdo do perfil, você deve optar por manter apenas aqueles que trazem temas úteis e relevantes. Dispense as contas que, vez ou outra, de alguma forma, te colocam para baixo. E, principalmente, lembre-se que a vida é vivida de forma off-line e nem tudo precisa ser compartilhado.  Quando puder e/ou sentir necessidade, se ausente das redes por um tempo. Você pode desligar as notificações daqueles aplicativos que lhe roubam mais o tempo e/ou tentar ficar off 1 vez por semana, por exemplo. Já seria um bom ponto de partida!

Detox dos noticiários

Já refletiu sobre como seguir assiduamente programas como telejornais ou mesmo rádio notícias pode ser prejudicial para sua mente? Encher a cabeça com notícias ruins todos os dias e por muito tempo pode nos deixar angustiados, ansiosos e preocupados. Opte por opções que tragam notícias de forma direta para se informar, mas, não fique preso a tais mídias durante todo o dia. Escolha bem os programas a serem vistos e também controle o tempo que passa consumindo esse tipo de informação.

Via de regra, os noticiários da web são mais “frios” e se prendem mais às estatísticas do que aqueles televisivos. Tem funcionado para mim escolher uma fonte fidedigna de referência e me ater à leitura dela uma ou duas vezes ao dia, somente, para atualização. No restante do tempo, invisto minhas energias em trabalho e lazer que me façam sentir produtiva, leve e com a energia em alta.

E você, o que tem feito para você e por você?

Um grande beijo,

Voltar à página inicial