Habilidades e competências essenciais na consultoria de imagem

Habilidades e competências essenciais na consultoria de imagem

By: Cris Alves

Se existe uma profissão para a qual o mercado de trabalho está totalmente permeável, é a consultoria de imagem. No entanto, não adianta só ser ótimo em coloração pessoal, ou nas propostas de estilo, por exemplo. O mercado vai valorizar mais o profissional que é bom nas competências que estão “no entorno”, também.

E quais seriam essas competências? São outras habilidades necessárias para o profissional, como a comunicação, algum conhecimento em marketing digital, networking, experiência do cliente…

Além disso, esses conhecimentos a mais devem ser aplicados, também, às propostas feitas ao cliente, que não podem se limitar ao visual das pessoas. A postura, a dicção e até o tom de voz impactam a maneira como alguém é visto e percebido, e a capacidade de fazer essa análise deve fazer parte do repertório do profissional de consultoria de imagem.

Vamos conversar sobre essas aptidões essenciais?

 

Habilidades comunicativas

Essa, talvez, seja a competência mais importante para o profissional, afinal, a consultoria de imagem é sobre comunicação! Ela é essencial, desde o primeiro contato com o cliente, no momento de captação, até a entrega final. 

Uma das maiores habilidades que um profissional de consultoria de imagem pode ter é saber extrair as informações do seu interlocutor, e criar um cenário de empatia e conexão.  Então, é importante criar rapport com o cliente, fazer as perguntas certas, utilizando termos adequados e ter uma fala clara, objetiva e persuasiva, para vender seu serviço. 

Fazer as perguntas certas, criar empatia e conexão com o cliente são competências fundamentais para consultores de imagem. (Imagem: SHVETS production/Pexels)

Vale lembrar que, tão importante quanto a fala, é a comunicação não-verbal! A linguagem corporal e comunicação visual também transmitem mensagens e atributos. Por isso é tão importante que, além de cuidar da imagem do outro, você cuide da sua também. 

Você é a vitrine do serviço que oferece! Não adianta só ter roupas legais, saber se maquiar e escolher acessórios. É importante obedecer a um código visual e conseguir traduzir, por meio dessas escolhas, as mossas intenções de imagem e o posicionamento de mercado.

Então, além das técnicas de entrevista, rapport e oratória, é fundamental estudar a sua própria imagem e o que ela está comunicando ao outro.

 

Ter uma visão global do cliente

Como já mencionado, é essencial que o profissional de consultoria de imagem tenha uma visão global do cliente, do todo. As propostas de adequação da imagem não se limitam ao styling, cabelos ou maquiagem. 

Muitas vezes, pode acontecer de termos que propor adequações na postura do cliente, na forma de se expressar e até na empostação da voz, por exemplo. Comunicação visual é um todo, e é nela que o profissional vai intervir. Não somos só o que vestimos!

 

Investir em outras áreas de conhecimento

É fundamental dedicar um tempo ao estudo de áreas correlatas. (Imagem: Surface/Unsplash)

É muito comum que consultores de imagem sejam o “eu S.A.”, responsáveis por todos os setores da empresa, pelo menos nos primeiros anos de carreira. 

Assim, é essencial ter conhecimentos na área financeira, de contabilidade, marketing, mídias sociais…Além disso, é importante, também, investir seu tempo em networking, para captação de novos clientes e novas oportunidades.

Todo profissional deve separar um tempo na agenda para estudar sobre essas áreas correlatas, fundamentais para qualquer negócio. Recomendo que você faça uma lista de todas as habilidades necessárias para administrar bem sua empresa. Depois, faça um levantamento de qual dessas competências estão mais deficitárias, para, assim, dividir seu tempo de estudo.

 

Foco na experiência do cliente

Um ponto muito relevante, que merece maior destaque, é a experiência do cliente. Além de ser primordial estudar sobre o tema e entender o que você pode fazer para que os pontos de contato do cliente com a sua marca sejam incríveis, é importante estar na outra ponta.

Você, consultor de imagem, já passou por um processo de consultoria? A quantidade de profissionais que nunca teve essa experiência é muito alta!

Estar no lugar do cliente ajuda a ter mais empatia em seus atendimentos! Você entende como é estar do outro lado, e o que as pessoas sentem e pensam a cada etapa do processo. 

Além disso, também é uma forma de saber o que fazer e o que não fazer. Por exemplo, qual é a pressão que você faz no braço do cliente quanto está ajudando a dobrar uma camisa? Até que ponto você, como cliente, se sentiu desconfortável? Como é a postura do profissional que te atendeu? Foi pontual? Desmarcou várias vezes? Você começa a observar a conduta do outro para se espelhar, para admirar, para ter exemplos e também para saber como não conduzir um processo de consultoria.  

 

Um outro atributo essencial para ser bem-sucedido é saber aonde você quer chegar! Isso faz toda a diferença!

Estes são pontos básicos, porém, bastante relevantes, para construir uma carreira de sucesso na área de consultoria de imagem. Claro que há muitas outras competências e habilidades a serem desenvolvidas, mas essas são um ótimo ponto de partida!

Até a próxima!

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