Perfis comportamentais: é possível ter mais de um?

Perfis comportamentais: é possível ter mais de um?

By: Cris Alves

A dúvida sobre a possibilidade de ter mais de um perfil comportamental aparece logo que entendemos o que são os perfis comportamentais e quais são eles! Afinal, a maior parte das pessoas se identifica com características de mais de um deles. Foi o seu caso?

Todos nós temos um perfil comportamental predominante na nossa estrutura, que é exatamente o perfil comportamental primário, pelo qual as pessoas que estão à nossa volta nos reconhecem. São aquelas características que falam mais alto sobre nós, principalmente em áreas da vida que regem alguns comportamentos. Fez sentido? 

Tem gente que é regida pelo intelecto, outras pessoas são regidas pela sua comunicação e há, ainda, pessoas que são regidas pelas suas emoções! Então, se essa é uma característica que prevalece, que rege a nossa vida, é claro que é o que vai falar mais alto para os nossos interlocutores também.

Quantos perfis comportamentais eu posso ter?

 

É possível, sim, ter mais de um perfil comportamental. Mais do que isso, é possível ter os quatro tipos!

O perfil comportamental que, de fato, aparece com um percentual maior do que os outros, é o primário. É comum termos mais um ou dois, o secundário e o terciário, que, geralmente, aparecem em um percentual menor.

No entanto, são poucas as pessoas que têm os quatro perfis comportamentais, e em proporções equilibradas. 

Dinâmica dos perfis comportamentais

As pessoas possuem porcentagens diferentes de cada perfil comportamental, o que confere individualidade a cada um.

A dinâmica dos perfis comportamentais

 

Cada um desses perfis tem as suas forças e as suas fraquezas, que são aqueles nossos pontos de melhoria. As forças de um perfil comportamental vão equilibrar as fraquezas dos outros, e é por isso que eu disse que é saudável ter mais de um!

Ah, há um outro motivo também: se cada um de nós tivéssemos apenas um dos perfis comportamentais — se eu fosse só dominante, se você fosse só expansiva e se uma terceira pessoa fosse só estável, por exemplo — nós não daríamos conta de conviver uns com os outros!

Acontece que nós nos conectamos com forças e fraquezas do perfil primário, do secundário e do terciário, e esse auto equilíbrio é importante para que a gente se mova diante dos desafios da vida.

homem com mais de um dos perfis comportamentais

Normalmente, as pessoas têm até três perfis comportamentais. (Elizeu Dias/Unsplash)

Mas, como vou saber do que gosto com base nos perfis comportamentais, se tenho mais de um?

 Na hora de caracterizar aquilo de que a gente gosta, tanto no nosso repertório visual, quanto em nossa casa e até as viagens que escolhemos fazer, percebemos que é possível a gente se reconhecer na maior parte dos elementos do repertório de estilo do perfil comportamental primário, e a trazermos um ou outro elemento no secundário e do terciário para, justamente, causar esse equilíbrio e esse reconhecimento.

Então, pessoas com os mesmos perfis comportamentais são iguais?

 

Não! Quando analisamos os percentuais dos perfis comportamentais que compõem a nossa estrutura, vemos a singularidade do ser humano!

Há várias pessoas que são dominantes primários, depois, analíticos e, em terceiro, expansivos, exatamente nessa sequência. No entanto, o percentual de cada um dos perfis comportamentais entre elas varia muito, porque, pode ser que, de fato, o dominante é aquele que predomina para todas. Mas, o secundário, que é o analítico, está ali, quase junto, e o terciário que é o expansivo vem um pouquinho abaixo. Ou, pode acontecer de os três perfis estarem presentes em um percentual equilibrado, ou o dominante está muito acima dos outros dois…  

Esse balanço, essa mistura, é única de cada indivíduo e é, inclusive, uma questão determinada por fatores genéticos, pelo nosso próprio DNA!

Conseguiu identificar os seus perfis comportamentais?

 

Ah! Caso preferia assistir a este conteúdo, ele está disponível em nosso canal do YouTube:

 

Inscreva-se no canal e não perca nenhuma novidade e atualização!

Ainda tem alguma dúvida sobre este tópico, tão queridinho no meu método de trabalho? Estou à disposição para responder!

Até breve!

Voltar à página inicial