Perfis comportamentais X Sistema de temperamentos: você sabe a diferença entre os dois?

Perfis comportamentais X Sistema de temperamentos: você sabe a diferença entre os dois?

By: Cris Alves

Você já deve ter ouvido falar no sistema de temperamentos! E os perfis comportamentais, já conhece também? Ou, não está familiarizado com nenhum dos dois?  

Os sistemas de análises de perfis comportamentais podem ser utilizados por todo e qualquer profissional que deseja reconhecer as características principais de seus clientes, mas, também, como ferramenta de autoconhecimento, para aqueles que querem se reconhecer nos atributos, pontos fortes e pontos de aprimoramento.

Esta é a primeira de três publicações em que abordamos este tema com mais profundidade! Ainda falaremos sobre as características de cada um dos quatro perfis comportamentais e sobre a possibilidade de ter mais de um perfil.

No post de hoje vou explicar o que é cada uma destas abordagens, esclarecer as diferenças entre um sistema de classificação e o outro e, por fim, o porquê de se escolher uma nomenclatura ou a outra no dia a dia.

 

Perfis comportamentais

 

Todos nós temos o perfil comportamental de base, o predominante. Ele é que vai caracterizar a maneira como agimos e reagimos diante dos desafios da vida em áreas como o intelecto, nosso trabalho, a maneira como lidamos com os nossos sentimentos e emoções, como nos comunicamos nos relacionamentos interpessoais, de forma geral, e em vários outros aspectos do nosso comportamento.

O sistema de classificação dos perfis comportamentais dividem as pessoas em quatro grupos principais, e existem várias ferramentas de análise que buscam auxiliar as pessoas neste caminho do autoconhecimento. Entre elas, podemos citar o DISC, muito popular entre os coaches, na psicologia — em especial nas áreas de gestão de pessoas — há o Caliper, o PI, o eneagrama, o MBTI…

Dentre esses sistemas de classificação de perfis comportamentais reconhecidos no mercado, há um bem conhecido: o sistema de temperamentos!

sistema de temperamentos e perfis comportamentais

O termo “perfis comportamentais” é priorizado pera nos referirmos aos nossos aspectos comportamentais. (Kampus Production/Pexels)

Sistema de Temperamentos

Instituído por Hipócrates  — considerado o pai da medicina ocidental — o sistema de temperamentos existe há muitos anos. Assim, quando falamos em colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, temos que ter em mente que esses são conceitos muito antigos, que vieram para descrever os processos de saúde e doença com base na predominância dos nossos líquidos corporais.

O sistema de temperamentos ganhou um reconhecimento nos últimos tempos principalmente por vir sendo utilizado, também, em algumas abordagens, em especial, na Antroposofia. 

Perfis comportamentais X Sistema de temperamentos

Ainda não ficou claro a diferença entre os dois termos? Então, vamos lá!

A classificação do sistema de temperamentos é apenas uma das abordagens utilizadas para se chegar aos perfis comportamentais. 

O termo “perfis comportamentais” é priorizado porque no Persoona®, o método de consultoria de imagem guiado pelo rosto, há o entendimento de que é necessário somar as principais ferramentas para chegar às qualidades mais abrangentes das pessoas. Afinal, não há razão para focar em somente uma ferramenta de análise se podemos selecionar o que há de melhor em diversas abordagens, com visões diferentes, para atingirmos um nível mais amplo de autoconhecimento.

Perfis comportamentais e escolhas de vida

Os perfis comportamentais estão diretamente relacionados às escolhas que fazemos, não somente em relação ao nosso estilo e imagem pessoal, mas também para melhor entendimento de qual é a zona de conforto para cada um, o motivo de escolhermos determinados elementos de decoração para a nossa casa, determinados destinos turísticos, veículos, entre outras tantas decisões que tomamos em nossas vidas. Essas questões serão abordadas mais de perto em nossa próxima publicação.

Quer assistir ao conteúdo deste post? O vídeo está abaixo!

Ficou clara a diferença entre perfis comportamentais e o sistema de temperamentos?

Agora, a pergunta mais comum quando o tema é perfis comportamentais: como saber qual é o seu? A boa notícia é que este é o tema do próximo post! Já sabe quais são os quatro perfis comportamentais? Na próxima semana, vamos falar sobre as características de cada um deles

Até lá!

Voltar à página inicial