Perfis comportamentais x coloração pessoal

Perfis comportamentais x coloração pessoal

By: Cris Alves

Olá!

Você sabia que existe uma relação direta entre os perfis comportamentais e as cartelas de coloração pessoal? A sequência de DNA que corresponde aos pigmentos naturais é muito semelhante à que determina os atributos de comportamento. A genética explica!

Por exemplo: é comum que pessoas com a cartela de coloração pessoal Verão Frio possuam a pele bem clara, com um fundo rosado, devido à predominância de hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Esse é o fator fisiológico que determina a harmonia visual. 

Mas, nem só pela fisiologia as pessoas reconhecem uma cartela de cores como sua! A afinidade emocional e comportamental também deve ser levada em consideração. Afinal, as cores também vibram mensagens psicológicas e elas têm uma ressonância muito profunda com os arquétipos visuais que estão na zona de conforto de cada um. 

Além disso, nós também temos que avaliar os atributos que desejamos em determinadas situações na hora de escolher a cor das peças que vamos usar.

Vamos entender melhor essa relação?

Os estáveis e as cores outonais

cores-perfis -comportamentais-estaveis-outono

Os estáveis têm afinidade com os tons do outono.

As pessoas de perfil comportamental primário estável têm forte ligação com a natureza. São discretas e conservadoras na aparência; detestam chamar a atenção. Gostam de cores neutras, opacas e tons terrosos, resgatando a questão do orgânico, da natureza e da sustentabilidade.

Precisa de mais tranquilidade e calma? A ansiedade está a mil? Aposte nas cartelas outono, integradas por cores pelas quais os estáveis têm afinidade! Cores que remetem a elementos naturais e os tons terrosos! Nada de nuances vivas e vibrantes para trazer a discrição e a calmaria comuns às pessoas desse perfil comportamental. Os tons são quentes e aconchegantes, tal qual a paisagem do outono no hemisfério norte. Nessa época do ano, as cores da natureza ficam mais escuras: as folhas ganham tons de marrom, verde-musgo, laranja, entre outros.

Os analíticos têm afinidade com os verões

As cores frias, suaves e delicadas das cartelas de verão, cujos tons trazem esse universo de frescor, delicadeza e refinamento, são ligadas ao perfil comportamental do analítico, que valorizam exatamente esses atributos. A preferência por contrastes médios a baixos (falamos um pouco sobre contraste em outro post), típica das pessoas desse perfil comportamental, também fica clara ao analisarmos os tons do verão!

cartela-de-cor-verao-perfil-comportamental-analitico

As cores suaves e delicadas das cartelas Verão estão ligadas ao universo do analítico.

Quem precisa de concentração, disciplina e persistência, características dos analíticos, deve investir em cores das cartelas verão. Perfeccionistas e atentos aos detalhes, eles são ótimos executores. Precisa de um desempenho melhor no trabalho? Ou vai executar alguma tarefa que necessite de um foco maior? Talvez as cartelas verão estejam mais relacionadas ao seu momento de vida!

A alegria do expansivo nas cores da primavera

Pessoas do tipo expansivo tendem a se identificar mais com as cores da cartela de primavera, que são alegres, leves, joviais e bem marcantes. “Chegam chegando”! E sabemos que os expansivos não têm problema algum em estarem no centro das atenções, não é?

cartela-de-cores-primavera-perfil-comportamental-expansivos

As cores vibrantes da primavera são a cara dos expansivos.

As cores das primaveras são vivas, luminosas e alegres. Quer parecer mais aberto à comunicação? Precisa falar em público ou trazer os holofotes para si? Transmitir entusiasmo e otimismo? Aposte nas cores das cartelas de primavera. Elas podem te ajudar a trazer alguns dos atributos típicos dos expansivos, que são sociáveis, festivos e agregadores!

Os dominantes e a força dos tons frios de inverno

Se pensarmos no inverno do hemisfério norte, vamos observar que as cores escuras e acinzentadas contrastam com o branco da neve. Os tons das cartelas invernais são frios, escuros e intensos. A propósito, intensidade é uma das palavras de ordem dos dominantes! As cartelas de inverno, além de tudo, contêm o “quê” de força típico da sofisticação. Chamam a atenção não pelo exagero, mas, sim, pela imponência. Os grandes contrastes também são parte do repertório visual das pessoas desse perfil comportamental.

cartela de cores inverno e perfil comportamental dominante

A intensidade dos dominantes também aparece nas cores das cartelas invernais.

Está precisando de autoconfiança e audácia? Você pode “pegar emprestado” nas cartelas invernais, com as quais o dominante, perfil comportamental das pessoas mais destemidas e competitivas, têm afinidade! Caso precise imprimir autoridade ao visual, as cores das cartelas de inverno também podem ser ótimas aliadas. Os tons vão te deixar mais disposto a aceitar os desafios!

 

A escolha das cartelas pode, sim, ser feita por afinidade. Quando falamos em cores, nem sempre a fisiologia é a melhor opção para decidir nossas vestimentas, acessórios e outros elementos do visual.

É claro que a análise de coloração pessoal é importante. Mas, tão importante quanto esse diagnóstico, é usar a cor que nos faz sentir bem, que levante a autoestima e que seja uma aliada na hora de comunicar o desejo de imagem, alinhado ao momento de vida de cada um!

Espero que você tenha curtido essas reflexões “fora da caixa”!

Com meu abraço,

Voltar à página inicial