Você sabe qual é o seu perfil comportamental?

Você sabe qual é o seu perfil comportamental?

By: Cris Alves

Perfil comportamental é um dos temas mais populares, e que gera mais curiosidade em todo mundo que se aventura no conhecimento de Facetelling® e nas pessoas que buscam informações e autoconhecimento, de forma geral.

Como já falei algumas vezes, essa metodologia é aplicada em diversas áreas do conhecimento. Inclusive, algumas pessoas utilizam outras abordagens para tratar deste tema, como o Disc e os temperamentos. Em outro post, falei sobre as diferenças entre essas nomenclaturas e o perfil comportamental, explicando o motivo de eu ter optado pela segunda.

Mas vamos direto ao ponto? Se você ainda não sabe qual é o seu perfil comportamental, vou te contar um pouco sobre cada um deles, para que você possa analisar e ver com qual se identifica mais!

É hora de saber mais sobre as forças e fraquezas dos estáveis, analíticos, expansivos e dominantes. 

Perfil comportamental estável

 

Os estáveis amam a zona do conforto e a segurança! Não é a toa que este foi o nome escolhido para aquelas pessoas que se sentem um tanto quanto acomodadas ali no quentinho. Por isso mesmo, eles têm uma certa dificuldade com a mudança, inclusive em relação à aqueles imprevistos do dia a dia.

O estável é aquele que vai priorizar o conforto em todos os sentidos: na comida, na casa, nas roupas… Por isso é que ele gosta de texturas macias, agradáveis. Ele é muito discreto, não gosta de chamar a atenção para si, podendo assumir, também, um visual mais conservador e tradicional. Aliás, dos quatro perfis comportamentais, é aquele que tem mais tendência ao desleixo, por ser pouco vaidoso.

Quem tem o perfil comportamental estável tende a priorizar questões que são mais coletivas e universais a pensar em si próprio. Aliás, o estável é aquela pessoa que tem uma relação muito íntima com a natureza! Ele gosta de tudo que é orgânico, e tenta trazer esses elementos, também, para a sua aparência, sua casa e para os ambientes em que ele circula.

Pessoas de perfil comportamental estável possuem uma relação íntima com a natureza. (Tuấn/Pexels)

Outro fator que é muito relevante e presente na vida de um estável é a sustentabilidade! Quem tem este perfil comportamental gosta de tudo que é natural, seja nos alimentos, ou nas próprias roupas que ele veste. É por isso que ele é a pessoa do slow food, do slow fashion, entre outras tendências minimalistas que a gente conhece por aí.

O estável também tem outra característica que é muito interessante o que o difere dos outros três: ele é aquela pessoa que chega a ser apática nas emoções — o que não quer dizer que é antipático. É difícil saber o que alguém que tem este perfil comportamental está sentindo. É claro que os estáveis têm sentimentos, mas, eles sentem dificuldade em externar as suas emoções!

Uma das grandes forças do perfil comportamental estável é a sua característica ligada à mediação de conflitos. Eles são um tipo muito pacificador e, exatamente por isso, são as figuras mais diplomáticas entre os quatro perfis comportamentais!

E aí, se reconheceu no perfil comportamental estável? Ainda não é bem isso? Então, vamos aos outros três!

Perfil comportamental analítico

 

O nosso segundo perfil comportamental também é um tipo bem discreto, mas é por ser muito detalhista e perfeccionista! É aquela pessoa que vai fugir dos exageros e, às vezes, pode pecar pelo medo de errar — principalmente com relação à aparência.

Por isso, os analíticos são muito refinados no seu visual, são aquelas pessoas que tendem a fazer escolhas atemporais, dentro do conceito da elegância e do próprio refinamento, o perfil comportamental  analítico não tem esse nome por acaso. É um termo que resume várias das suas características, em especial, o aspecto da vida que os rege: a intelectualidade. Eles são o tipo de pessoa que valorizam a inteligência, tanto em si mesmo quanto nos outros. Assim, eles selecionam muito seu ciclo de amizade e convívio.

Analíticos são discretos e não costumam arriscar muito na aparência. (Freepik)

Na comunicação, quem tem perfil comportamental analítico costuma ser retraído, não tem tanta facilidade em socializar com as outras pessoas. Dessa forma, vivem seus dois extremos: se eles se regem muito pelo intelecto, podem chegar a ser pessoas frias e distantes das outras. No entanto, boa parte deles também são um tipo bem sensível. 

Analíticos ainda têm um senso estético muito apurado e são muito atentos aos detalhes!

Você se identificou com essas características do perfil comportamental analítico? Caso não tenha se reconhecido ainda, tudo bem! Ainda vamos falar de mais dois!

Perfil comportamental expansivo

 

O expansivo é aquele que chega chegando e, por isso mesmo, é inconfundível! O perfil comportamental recebeu esse nome justamente por referir-se a pessoas que não conseguem se segurar no próprio espaço: precisam movimentar-se e chegar até o outro.

Trata-se daquela pessoa que fala alto, gesticula, é alegre, sorridente e muito sociável! Ama interagir com as outras pessoas e, exatamente por conta disso, é o tipo festeiro, agregador dos amigos, é aquele colega de trabalho que vai reunir todo mundo para fazer o aniversário do mês ou aquela festa de final de ano que ele nunca deixa passar batido. 

Expansivos são sociáveis e festeiros (Freepik)

Já deu para perceber que o expansivo é muito agitado e precisa de movimento, não é? Quem tem este perfil comportamental é assim, também, com o seu pensamento. É a pessoa que pensa rápido, ágil, começa uma atividade hoje e amanhã já está realizando outra.  Mas, sabe qual é o grande risco disso? Deixar várias atividades e projetos inacabados ao longo do caminho! Ao mesmo tempo que ele tem esse pensamento rápido, há, também, uma certa dificuldade de manter o foco e concluir aquilo que ele se propôs a fazer.

Por outro lado, uma das maiores qualidades de quem tem o perfil comportamental expansivo é a comunicação!  Eles são oradores natos, então, são aquelas pessoas que falam muito bem público, ficam super à vontade e são, também, criativos, inovadores e detestam rotina. 

Por tudo isso, fica fácil imaginar que os expansivos levam toda essa alegria e irreverência, também, para próprio visual

Você se identificou com algumas das características dos expansivos? Então, vamos falar do quarto perfil comportamental!

Perfil comportamental dominante

 

O dominante também não recebeu o nome à toa: ele é o tipo que gosta de estar no domínio das situações! É muito forte e determinado, focado, persistente e, exatamente por isso, tem as características que contribuem para sua liderança nata!

Pessoas deste perfil comportamental podem sofrer um falso rótulo de serem frias e distantes, mas, no fundo, só são muito práticos, objetivos e diretos. São aqueles que não têm tempo para discutir questões pequenas, porque estão muito focados nos resultados e nos seus objetivos.

Em relação à comunicação, fazem um tipo reservado que, de tímido, não tem nada: o reservado é aquela pessoa que é seletiva! Escolhe muito bem o que vai falar e com quem vai falar. Não são expansivos e nem retraídos.

Pessoas de perfil comportamental dominante têm um comportamento tão forte, que chega a ser incisivo. Assim, podem ser interpretados de uma maneira agressiva por algumas pessoas — principalmente aquelas que não tem toda essa força no seu comportamento.

Os dominantes gostam de trazer força para o seu visual (Diego Zuko)

Uma outra característica que é muito típica do dominante diz respeito às suas emoções, que são intensas e explosivas. Quem tem o perfil comportamental dominante vive um oito ou 80 constantes, em determinadas situações. Na maior parte do tempo, ele vive uma estabilidade. Mas, é como se a gota d’água fosse pingando no copo até que chega o dia em que essa água transborda!  Aí, vem uma avalanche de emoções e sentimentos que podem ser negativos, como fúria, estresse, raiva, angústia… Mas, também, emoções positivas, como alegria ou a sensação de alívio. 

O dominante também é forte na sua aparência! É o perfil comportamental que tem a sofisticação, ou seja, a elegância com um quê de força!

Ah, você prefere acessar esse conteúdo em vídeo? Ele está disponível nesse outro formato também:

E aí, você se identificou com o perfil comportamental dominante? Ou se reconheceu em algum dos outros três? Qual dos quatro tipos falou mais sobre você?

Ou, ainda, está em dúvida, porque possui características de mais de um perfil comportamental?  Se este for o caso, tudo bem! Uma das perguntas mais comuns por aqui é se é possível ter mais de um perfil comportamental. Mas, a resposta para esse questionamento é assunto para outro post! Em breve, vamos publicá-lo aqui!

Até lá!

Voltar à página inicial