Consultoria de Imagem x Consultoria de Estilo: quais as diferenças?

Olá!

Tudo bem com você?

O post de hoje reflete sobre a seguinte questão:

Afinal de contas, o que difere a Consultoria de Imagem e a Consultoria de Estilo?

Quando ajudamos clientes a se encontrarem por meio do seu estilo, trabalhamos com eles para traduzir seus gostos e repertório de vida no visual. Assim, lançamos mão dos famosos elementos de design – linhas, formas, cores, texturas e volumes – de maneira estratégica, considerando os códigos visuais que cada um deles carrega para provocar as mensagens desejadas na camada intuitiva do cérebro dos interlocutores.

– Mas, isso já não seria a imagem pessoal em si?

– Não!

O estilo faz parte de somente um dos pilares da imagem pessoal, que é a aparência. Ainda dentro da aparência, há de se considerar também: a postura, o sorriso e os cuidados com a pele, por exemplo.

Além da aparência, o consultor de imagem deve incluir no raio-x do cliente: a comunicação verbal (tom de voz, dicção, ritmo, etc.) e a não verbal (gestos e linguagem corporal), a fim de identificar o alinhamento desses atributos com a personalidade do cliente e os seus desejos de imagem.

O terceiro fator é o comportamento: as habilidades interpessoais se tornaram o grande ouro da contemporaneidade. Mais importantes, inclusive, do que um currículo lotado de cursos e especializações, de acordo com os princípios mais atuais de gestão de pessoas.

E por falar em tempos atuais, a presença digital é o quarto e mais recente pilar dentro de um processo de consultoria de imagem. Ela já fazia parte da vida de muitos de nós e o período pós-pandemia veio para afirmar a necessidade de nos conectarmos e fazer negócios pelo contato entre telas. Até mesmo os compromissos sociais já se adequaram a essa nova realidade virtual.

Essa lógica apresentada acima é o que se chama de  “ABCD da imagem”, uma sigla do inglês que resume os quatro pilares básicos de uma imagem pessoal bem construída: aparência, comportamento (behavior), comunicação e presença digital (digital presence).

É claro que o consultor de imagem não é a pessoa que executará todo o processo de adequação da imagem dentro desses pilares. Contudo, ele é o responsável pela identificação das fontes de ruído nessas quatro esferas e pelo encaminhamento consciente do cliente aos respectivos especialistas nas outras áreas de atuação.

Considerando o olhar global que a imagem pessoal exige, a ferramenta de análise facial Facetelling® coloca consultor e cliente em um campo de vantagem. Afinal, o rosto é o único segmento corporal em que esses quatro fatores se encontram juntos e também onde eles exercem a sua importância máxima.

Já parou para pensar nisso? 😉

Com o meu abraço,

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.