Consultoria de Imagem x Consultoria de Estilo: quais as diferenças?

Olá!

Tudo bem com você?

O post de hoje reflete sobre a seguinte questão:

Afinal de contas, o que difere a Consultoria de Imagem e a Consultoria de Estilo?

Quando ajudamos clientes a se encontrarem por meio do seu estilo, trabalhamos com eles para traduzir seus gostos e repertório de vida no visual. Assim, lançamos mão dos famosos elementos de design – linhas, formas, cores, texturas e volumes – de maneira estratégica, considerando os códigos visuais que cada um deles carrega para provocar as mensagens desejadas na camada intuitiva do cérebro dos interlocutores.

– Mas, isso já não seria a imagem pessoal em si?

– Não!

O estilo faz parte de somente um dos pilares da imagem pessoal, que é a aparência. Ainda dentro da aparência, há de se considerar também: a postura, o sorriso e os cuidados com a pele, por exemplo.

Além da aparência, o consultor de imagem deve incluir no raio-x do cliente: a comunicação verbal (tom de voz, dicção, ritmo, etc.) e a não verbal (gestos e linguagem corporal), a fim de identificar o alinhamento desses atributos com a personalidade do cliente e os seus desejos de imagem.

O terceiro fator é o comportamento: as habilidades interpessoais se tornaram o grande ouro da contemporaneidade. Mais importantes, inclusive, do que um currículo lotado de cursos e especializações, de acordo com os princípios mais atuais de gestão de pessoas.

E por falar em tempos atuais, a presença digital é o quarto e mais recente pilar dentro de um processo de consultoria de imagem. Ela já fazia parte da vida de muitos de nós e o período pós-pandemia veio para afirmar a necessidade de nos conectarmos e fazer negócios pelo contato entre telas. Até mesmo os compromissos sociais já se adequaram a essa nova realidade virtual.

Essa lógica apresentada acima é o que se chama de  “ABCD da imagem”, uma sigla do inglês que resume os quatro pilares básicos de uma imagem pessoal bem construída: aparência, comportamento (behavior), comunicação e presença digital (digital presence).

É claro que o consultor de imagem não é a pessoa que executará todo o processo de adequação da imagem dentro desses pilares. Contudo, ele é o responsável pela identificação das fontes de ruído nessas quatro esferas e pelo encaminhamento consciente do cliente aos respectivos especialistas nas outras áreas de atuação.

Considerando o olhar global que a imagem pessoal exige, a ferramenta de análise facial Facetelling® coloca consultor e cliente em um campo de vantagem. Afinal, o rosto é o único segmento corporal em que esses quatro fatores se encontram juntos e também onde eles exercem a sua importância máxima.

Já parou para pensar nisso? 😉

Com o meu abraço,