FEMINILIDADE X SENSUALIDADE: ATRIBUTOS E ELEMENTOS DE DESIGN

No post anterior, passamos pelos conceitos de feminilidade e sensualidade, e conversamos sobre a semântica de cada uma dessas palavras, além da atitude relacionada a cada um desses termos.

Hoje é dia de falar sobre a representação imagética dessas palavras: os atributos e elementos de design relacionados à feminilidade e à sensualidade.

Vamos lá? 

Atributos e elementos de design relacionados à feminilidade

A feminilidade não é rígida. Pelo contrário! Ela é maleável, suave, não tem arestas. Ela não incomoda e não causa a sensação de perigo. Além disso, ela está relacionada à atributos como frescor e leveza!  Quem preza por esse atributo, também busca a discrição e a sutileza! Até na hora de escolher cores, vai optar por cores mais suaves e com baixo contraste, para não causar impacto.  

As linhas curvas e cores suaves fazem parte do universo da feminilidade. (Foto: Eye for Ebony/Unsplash)

 

A feminilidade quer proximidade, quer trazer o outro para perto de si. Então, de acordo com a linguagem visual, a feminilidade pode ser representada por linhas curvas, sem arestas. Essas linhas podem aparecer em sapatos, em bicos arredondados, por exemplo, em estampas, como as florais, mangas de roupas, como a manga princesa e até na fluidez dos tecidos. A escolha caminha para elementos delicados e em pequena escala.

Os elementos de design relacionados à feminilidade refletem toda a passividade característica deste atributo!

Atributos e elementos de design relacionados à sensualidade

 

Ao contrário da feminilidade, a sensualidade é ativa, busca a reação do outro. Considerando esse fato, ela pode ser representada por uma linha curva, assim como a feminilidade? Com certeza, não! As linhas curvas estão em posição de espera. A sensualidade pode ser representada por linhas inclinadas, pois esses elementos transmitem atitude, movimento e dinamismo. Além disso, linhas inclinadas têm o poder de direcionar o nosso olhar para onde estão apontando. Basta pensar nas fendas e decotes e recordar para onde você olha quando vê alguém usando algum desses artifícios nas produções!

Linhas inclinadas e decotes fazem parte dos elementos de design relacionados à sensualidade. (Unsplash/Alex Blajan)

Os elementos de design que acompanham são as cores intensas, com alto contraste, texturas lisas, que revelam a forma do corpo, têxteis armados, que conferem estrutura ao visual. Inclusive, quanto mais justa a roupa, mais sensualidade é comunicada através da imagem pessoal. Formas geométricas como o triângulo e o losango, formados por linhas inclinadas, também estão ligados à sensualidade. Estampas com essas formas fazem parte desse universo visual. Isso porque eles têm arestas, que podem ser um indicativo de perigo e, como vimos anteriormente, não há nada de inofensivo na sensualidade.

Quanto mais área de pele à mostra, reveladas por decotes, fendas e transparências, mais sensual é o visual. A pele é o órgão mais sensual entre todos os outros do corpo humano e este atributo está relacionado à provocação dos sentidos. Neste caso, o tato e a visão são rapidamente acionados! 

A sensualidade é comportamento. Quem tem esse atributo, desafia o outro até no olhar! A pessoa sensual traz o outro para si, instiga com uma virada de cabelo ou um sorriso de canto de boca, por exemplo. Assim, antes de ser uma percepção imagética, um atributo a ser trabalhado na imagem pessoal, ela é uma característica comportamental.

 

E por falar em comportamento… 

Onde entram os perfis comportamentais nessa história?

 É claro que esses atributos estão relacionados, também, aos perfis comportamentais. Nem todo mundo que deseja, por exemplo, a sensualidade em sua imagem pessoal, está preparado para lidar com as consequências que este atributo vai lhe trazer.

A feminilidade é um atributo, primordialmente, de pessoas analíticas. A discrição, a sutileza e a delicadeza fazem parte da zona de conforto desse perfil comportamental. As estáveis também têm um forte apreço pela austeridade e gosto pelas linhas curvas, e podem ter a feminilidade como uma de suas características, em um viés menos óbvio. 

O perfil comportamental que tem a sensualidade em sua zona de conforto é o expansivo. A expansiva é uma mulher sensual por natureza, e esse atributo aparece no gesto, no comportamento, no olhar e na fala. Ela sabe trazer as pessoas para si, e tem um carisma muito grande, é sociável e não se sente incomodada, de maneira alguma, em ser o centro das atenções. Pelo contrário, ela ama estar em posição de destaque. 

As dominantes também podem apresentar esse atributo em sua imagem pessoal sem se sentirem desconfortáveis, desde que sejam utilizadas peças que façam parte de seu repertório de estilo.

Quer dizer que analíticas e estáveis não podem ser sensuais? De forma alguma! Elas podem sim! Entretanto, devem escolher os elementos utilizados com uma certa cautela, afinal, as pessoas desses perfis comportamentais não costumam se sentir à vontade no centro das atenções.

Da mesma forma, expansivas e dominantes podem desejar a feminilidade, especialmente se tiverem como perfil secundário o analítico.

Espero que você tenha conseguido entender agora, de forma mais prática, a diferença entre os termos! Conte-me aqui, nos comentários, se você se reconheceu em algum desses atributos! 

Até mais,