Estilo Romântico: por que evitar esse termo

Estilo Romântico: por que evitar esse termo

By: Cris Alves

Acredito que todo mundo que se interessa por moda já ouviu falar em estilo romântico. É o seu caso? As pessoas usam esse termo para descrever aquele universo das linhas curvas, como as roupas com babados, estampas florais, rendas e laços, por exemplo. 

Aliás, o termo surgiu no passado, e caracteriza uma maneira de se vestir dentro daquele conceito dos sete estilos universais. Eu tenho convicção de que essa nomenclatura não cabe mais nos dias atuais, e sempre recomendo que minhas alunas não usem essas palavras para se referir ao estilo de alguém.

Por que rechaço a nomenclatura “estilo romântico”?

 

Penso que caracterizar uma mulher como romântica, em pleno século XXI, é um estigma! A mulher romântica é tida como sonhadora, como uma pessoa que se mantém no plano etéreo, da imaginação.

Qual mulher, atualmente, pode se dar ao luxo de viver no mundo dos sonhos e do romantismo? O termo “romântico” não cabe mais!

Este rótulo, inclusive, pode ser um tanto quanto injusto, inclusive, porque a mulher, hoje em dia, é tão dinâmica! Ela é protagonista da própria história, e não pode deixar que um termo mal colocado retire dela o orgulho por tantas conquistas e pelo comportamento tão ativo na sociedade.

Qual termo usar no lugar de estilo romântico?

 

Os babados, estampas florais e cores suaves estão relacionadas ao universo da feminilidade. (Анастасия/Pexels)

 

Como falei, o universo do denominado “estilo romântico” está relacionado às linhas curvas e à feminilidade, palavra mais adequada para se referir à essas escolhas estéticas! Também podemos usar termos vinculados ao universo do feminino, como delicadeza, suavidade e sutileza.

Há, ainda, outra palavra que está embutida aí, que é a afetividade. Mas, até o afetuoso não precisa ser romântico, porque o romântico, de fato ter uma ideia romantizada em cima disso, dá uma ideia de conto de fadas e mulheres hoje podem ser altamente femininas, do ponto de vista da sua imagem pessoal, muito delicadas. Mas, elas têm seus empregos, seus objetivos, têm posturas que são ativas diante da vida e se incomodam muito com esse rótulo do romantismo.

Ah, cabe mais uma observação: o estilo romântico não está relacionado ao romantismo afetivo, aquele romantismo dos relacionamentos! Estamos nos referindo ao romantismo ligado a esse lugar no imaginário, principalmente com relação ao visual. 

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o porquê falar em feminilidade ao invés de “estilo romântico”? Tem algum outro termo que você considera mais adequado? Compartilhe aí, nos comentários!

Um abraço,

Voltar à página inicial